O Rio de Janeiro é a quarta cidade mais segura da América Latina. Foi o que revelou o Índice de Cidades Seguras (Safe Cities Index) da Unidade de Inteligência do The Economist. O ranking classifica 60 cidades de todo o mundo com base em indicadores que abrangem segurança digital, segurança da saúde, infraestrutura e segurança pessoal.
Enquanto no ranking mundial a liderança ficou com Tóquio, seguida por Singapura, Osaka, Amsterdã e Sydney, o ranking da América Latina apresentou, nesta ordem: Santiago, Buenos Aires, Cidade do México, Rio de Janeiro, São Paulo, Lima, Quito e Bogotá.
Tóquio recebeu alta pontuação por conta da estratégia de prevenção de desastres naturais, baixas taxas de ataques cibernéticos e criminalidade.
Segundo o SCI, a capacidade das cidades de absorver e se recuperar dos choques teve uma influência crescente no pensamento sobre segurança urbana na última década, especialmente quando os formuladores de políticas se preocupam com as implicações das mudanças climáticas.
Em vez de tentar criar um quinto pilar distinto de segurança, o índice agora mede novas áreas dentro dos outros quatro de particular relevância para a resiliência, como políticas de desenvolvimento informadas sobre riscos de desastres.